domingo, 29 de novembro de 2009

Acréscimo de espécies e Família nos Registros do Nosso Estado ( Segundo LEITE-JUNIOR et al, 2009 )

De acordo com o trabalho de pesquisa desenvolvido por Leite-Junior et al. (2009) nos recifes de arenito da Praia do Paiva, no litoral Sul do estado, foram registradas a ocorrência de 3 novas espécies e uma família, para a região.

As espécies foram: Amphipholis squamata, Amphipholis januarii e Ophiolepis impressa*.

Notações ecológicas:

Amphipholis squamata

Os exemplares de A. squamata, foram encontrados em densidades elevadas em rodófitas e alguns possuem hábito endobionte, vivendo dentro de esponjas buscando abrigo e proteção, uma vez que esses animais são muito pequenos e frágeis, tornando-se presas fáceis para pequenos peixes e crustáceos.

Amphipholis januarii

Foi verificada sua ocorrência em associação com o A. squamata, apresentando mesmas características ecológicas e formando bancos de ofiuróides associados a algas e comportamento endobionte.

Ophiolepis impressa

Apresenta comportamento hipolítico, e foi registrada a 1,5 m de profundidade, próximos aos ouriços e algas.

* Segundo Tommasi,1970, sua distribuição está limitada de 49 a 548 metros de profundidade. Com o presente estudo sua área de abrangência no litoral brasileiro é ampliada.

Nova Família: Ophiolepididae - o registro de uma nova ocorrência de espécie (O. impressa) é o único exemplar representante dessa família até o momento para a costa pernambucana.
Obs: Essas imagens foram tiradas por Leite-Junior, N. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário