domingo, 29 de novembro de 2009

Diversidade de Ofiuróides (echinodermata) no Estado de Pernambuco (Brasil) (Segundo LIMA & FERNANDES, 2009; LEITE-JUNIOR et al., 2009)

Comparando os trabalhos publicados por Lima & Fernandes (2009) e Leite-Junior et al. (2009), teremos uma nova listagem retratando a diversidade de ofiuróides em Pernambuco. Essa nova composição vem a acrescentar as espécies de nova ocorrência e a consequente anexação de uma nova família, descritas no trabalho de Leite-Junior et al,2009, para o estado.
Lista Atualizada (por Leite-Junior, N. S.)
- Família Ophiodermatidae: Ophioderma appressum, Ophioderma cinereum, Ophioderma januarii;
- Família Ophiocomidae: Ophiocoma echinata;
- Família Ophiolepididae*: Ophiolepis impressa*;
- Família Ophionereididae: Ophionereis reticulata;
- Família Ophiactidae: Ophiactis brasiliensis, Ophiactis lymani, Ophiactis savignyi;
- Família Amphiuridae: Microphiopholis atra, Ophiocnida loveni, Ophiocnida scabriuscula, Ophiophragmus wurdemani, Ophiostigma isocanthum, *Amphipholis squamata, *Amphipholis januarii;
- Família Ophiotrichidae: Ophiothrix angulata, Ophiothrix trindadensis.
Dados Numéricos Atualizados
No trabalho de Lima & Fernades (op cit.), foram registradas 15 espécies de ofiuróides em estudos desenvolvidos na zona costeira do estado, porém com a inclusão de mais 3 o número de espécies passa a ser 18. O número de famílias passa de 6 para 7 com a inclusão da família Ophiolepididae e os gêneros passam de 9 para 11 com a entrada de Amphipholis e Ophiolepis.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
*espécies e família que foram incluídas na lista citada por Lima & Fernandes, 2009. (adapatada por Leite-Junior, N. S.)
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Acréscimo de espécies e Família nos Registros do Nosso Estado ( Segundo LEITE-JUNIOR et al, 2009 )

De acordo com o trabalho de pesquisa desenvolvido por Leite-Junior et al. (2009) nos recifes de arenito da Praia do Paiva, no litoral Sul do estado, foram registradas a ocorrência de 3 novas espécies e uma família, para a região.

As espécies foram: Amphipholis squamata, Amphipholis januarii e Ophiolepis impressa*.

Notações ecológicas:

Amphipholis squamata

Os exemplares de A. squamata, foram encontrados em densidades elevadas em rodófitas e alguns possuem hábito endobionte, vivendo dentro de esponjas buscando abrigo e proteção, uma vez que esses animais são muito pequenos e frágeis, tornando-se presas fáceis para pequenos peixes e crustáceos.

Amphipholis januarii

Foi verificada sua ocorrência em associação com o A. squamata, apresentando mesmas características ecológicas e formando bancos de ofiuróides associados a algas e comportamento endobionte.

Ophiolepis impressa

Apresenta comportamento hipolítico, e foi registrada a 1,5 m de profundidade, próximos aos ouriços e algas.

* Segundo Tommasi,1970, sua distribuição está limitada de 49 a 548 metros de profundidade. Com o presente estudo sua área de abrangência no litoral brasileiro é ampliada.

Nova Família: Ophiolepididae - o registro de uma nova ocorrência de espécie (O. impressa) é o único exemplar representante dessa família até o momento para a costa pernambucana.
Obs: Essas imagens foram tiradas por Leite-Junior, N. S.

sábado, 28 de novembro de 2009

Família Ophiodermatidae ( Ophioderma appressum )

Sobre a Família:
Os representantes dessa família possuem, geralmente, o disco coberto por grânulos microscópicos e arredondados. Esses grânulos podem em algumas espécies recobrir os escudos radiais, que nesses casos não são evidentes, ou mesmos os escudos orais na face ventral. Apresentam dois pares de fendas bursais em cada interradio e numerosas papilas orais, que são pontudas e delgadas, dispostas de forma contínua, sem diástema entre elas. Os braços são robustos na base, e inseridos no disco lateralmente, fundidos a ele e possuem espinhos braquiais curtos, eretos, comprimidos e numerosos (NETTO, 2006).

Descrição do Gênero Ophioderma:
São facilmente reconhecíveis por possuírem duas aberturas genitais para cada bursa na face ventral, uma inferior, pericentral, e outra periférica, contando-se assim em cada interrádio, quatro aberturas (COSTA & COSTA, 1962; LIMA, 2002).


Ophioderma appressum



O Ophioderma appressum ocorre em áreas recifais, entre blocos soltos e submersos ou em enclaves de infralitoral em poças de maré,protegendo-se da luminosidade (fototropismo negativo). Geralmente encontra-se associada à Ophioderma cinereum (LIMA & FERNANDES, 2009).

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Espécies de Ofiúroides Registradas para o Estado (Segundo LIMA & FERNANDES, 2009)

Dando continuidade ao que foi comentado na postagem anterior segue a lista de espécies que compõe atualmente o quadro representativo desse grupo no Estado de Pernambuco.

- Família Ophiodermatidae: Ophioderma appressum, Ophioderma cinereum, Ophioderma januarii;
- Família Ophiocomidae: Ophiocoma echinata;
- Família Ophionereididae: Ophionereis reticulata;
- Família Ophiactidae: Ophiactis brasiliensis, Ophiactis lymani, Ophiactis savignyi;
- Família Amphiuridae: Microphiopholis atra, Ophiocnida loveni, Ophiocnida scabriuscula, Ophiophragmus wurdemani, Ophiostigma isocanthum;
- Família Ophiotrichidae: Ophiothrix angulata, Ophiothrix trindadensis.

Essas espécies serão descritas separadamente com imagens e informações detalhadas nas próximas postagens.

Diversidade de Ofiuróides (Echinodermata) no Estado de Pernambuco (Brasil)


Os Echinodermata compreendem um grupo de animais marinhos, com alguns representantes estuarinos (Lima & Fernandes, 2009). De acordo com trabalho de levantamento elaborado pelos pesquisadores Lima e Fernandes (op cit.), foram registrados 15 espécies de ofiuróides em estudos desenvolvidos na costa pernambucana, em áreas estuarinas, baías, praias arenosas, costões rochosos e formações recifais, perfazendo um total de 6 Famílias e 9 gêneros.
A intenção desse blog é a divulgação de dados sobre as características desses animais, bem como a divulgação de dados atualizados sobre as espécies registradas no estado de Pernambuco.